TEMPO DE TRAVESSIA

Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas,
que já tem a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia:
e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado,
para sempre, à margem de nós mesmos.

Fernando Pessoa

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A ARTE DE FIDELIZAR SEU CLIENTE

Na minha última aula de Administração, o professor observou  o quanto é importante a fidelização nos tempos de hoje. Trabalho com vendas no ramo industrial sei bem a necessidade de fazer esse trabalho de "formiguinha", pois leva muito tempo para conquistarmos um cliente.



Tenho muitos clientes fiéis, que quando pensam em qualidade lembram primeiro da marca que represento, e então meu nome. Ligam procurando por mim ou lembram do "bendito" e-mail e enviam uma solicitação de orçamento. Mesmo sabendo que eles são fiéis na procura, estou ciente que poderão não ser fiéis na contratação dos meus serviços ou na compra do meu produto, pois tem o fato financeiro muito forte na negociação. Hoje o mercado esta mais que competitivo, costumamos dizer que existe um leilão de preços, o que desvaloriza muito os produtos de alta qualidade, pois as pessoas querem sim qualidade mas querem PREÇO, a verdade é essa.  Concordo que qualidade é importante para o fechamento de um ótimo negócio, mas ainda se barganha muito!


Outro fator importante é prazo de entrega, deixo de atender muitos clientes importantes por pedirem material para o outro dia. Não sou o tipo de vendedor que "faz qualquer negócio" para concretizar uma venda, faço sim, o melhor negócio! E quando é o melhor? quando é bom para os dois lados. Eu jamais prometo algo que não posso cumprir. Perco o negócio daquele momento, mas com certeza não perco o cliente. Ele pode até ir no concorrente em um momento de desespero por ter deixado para o último instante a compra, e então lamentávelmente ele sairá perdendo, pois com certeza a qualidade do material não será a mesma sendo feita as pressas por qualquer profissional.

Tenho alguns clientes que trocam e-mail para uma solicitação de orçamento e já me contam das férias que estão programando para o próximo mês, ou do final de semana que passou em um lugar incrível... Também tem aqueles que me ligam para me dar feliz aniversário pois em  outra oportunidade trocamos nossas datas de nascimento - sendo assim, eu também ligo no aniversário deles - e por aí vai, são tantos momentos especiais e também cansativos, pois é preciso muita criatividade e inspiração para ser todos os dias um vendedor...de sonhos! As pessoas compram para satisfazerem suas necessidades. Elas querem sair do lado do vendedor felizes e seguras de terem tomado a melhor decisão, de terem fechado o melhor negócio!





Um comentário:

Unknown disse...

Oi maninha, passei pra deixar um beijoooo